SADC

SADC

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) é constituída por 15 Estados-Membros e foi fundada a 17 de agosto de 1992, na cimeira realizada em Windhoek, Namíbia.

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) teve o seu início como uma  Frontline de Estados cujo objetivo era a libertação política da África Austral.

 

Foi precedida pela Conferência para a Coordenação do Desenvolvimento Sul-Africano (SADCC),  formada em Lusaka, Zâmbia, a 1 de abril de 1980 com a Declaração de Lusaka (África Austral: Rumo a Libertação Económico).

A formação da SADCC foi o culminar de um longo processo de consultas pelos líderes dos seguintes países da África Austral: Angola, Botsuana, Lesoto, Moçambique, Suazilândia, República Unida da Tanzânia e Zâmbia.

 

Em maio de 1979 foram realizadas consultas entre os ministros dos Negócios Estrangeiros e os Ministros responsáveis pelo Desenvolvimento Económico em Gaborone, Botswana.

 

Mais tarde a reunião realizada em Arusha, na Tanzânia, em julho de 1979, levou à criação da SADCC.

A 17 de agosto de 1992, na cimeira realizada em Windhoek, Namíbia, os Chefes de Estado e de Governo assinaram o Tratado da SADC e a Declaração que efetivamente deu origem à Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que passou a ter também como objetivo, na sequência da independência de todos os países da região, a integração económica.


Atualmente, a SADC é constituída por 15 Estados-Membros: Angola, Botsuana, República Democrática do Congo (RDC), Lesoto, Madagáscar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Seicheles, República Unida da Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.

População: 257, 726 mil (257,7 milhões de habitantes)
Produto Interno Bruto (PIB): 471.118 E.U. $ bilhões (471,1 E.U. $ bilhões)

 

Línguas de trabalho: Português, Inglês e Francês.

Dicionários e Gramática

Correio OLP

Acompanhe o OLP

RSS

OLP

Observatório da Língua Portuguesa
Grupo Nabeiro Observatório da Língua Portuguesa SAPO Promethean Priberam CPLP Fundação Cidade de Lisboa